A pandemia de COVID me fez refletir sobre vários assuntos pessoais e profissionais. O principal deles é: para onde eu quero ir? Melhor: o que eu faria caso perdesse o meu emprego, como aconteceu com milhares de pessoas no Brasil e no mundo? Será que conseguiria emprego fácil?
Acho que são perguntas que servem para todos que leem esse post. Cada um tem a sua própria realidade, seus desafios e conquistas. Lógico que nem tudo que serve para mim servirá para todos. Mas uma coisa posso dizer: é MUITO importante mantermos o nosso currículo atualizado e estarmos sempre buscando coisas novas. É preciso sentir o mercado.
No meu caso, estou há 11 anos na mesma empresa. Entrei como desenvolvedor e sairei como gerente. Não foi uma decisão fácil. Dá aquele frio na barriga voltar ao mercado depois de tanto tempo. É desafiador e na minha opinião, necessário. Vou conhecer novas pessoas, lidar com novos desafios, solucionar novos problemas. Estou oxigenando o meu currículo, mudando de área.
Tudo isso motiva! Segundo David McClelland, quando fala sobre os 3 motivos do comportamento humano, ele cita que, cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra, mas nunca um nível de necessidade nulo. Isto é, por mais que a minha realidade seja diferente da sua, a minha experiência e reflexão servirá como exemplo para você mesmo que tenhamos níveis motivacionais distintos. Então eu digo: MUDE! Estude! Busque!
Reconhecimento, poder e realização profissional são itens que aparecem em quais quer teorias motivacionais, de Abraham Maslow até Herzberg. O mercado está ai. O que você pode fazer para ser elegível a uma vaga? Quanto você quer ganhar? Onde você gostaria de trabalhar?
Vamos pensar sobre isso? O que te motiva?