É comum que eu seja contratado para otimizar o desempenho de sites WordPress e também alguns bancos MySQL. Concordo que o WP é uma ferramenta genial para publicação de conteúdo, mas verdade seja dita: se você começa a “marretar” um site em WP, jogar visitas pra cima dele e ter muita transação no BD, essa história não vai acabar bem.
Enfim, esse post não é para falar sobre MySQL. Deixarei isso para depois. Estou aqui para falar sobre o AMPPS. Fui questionado por e-mail sobre qual o meu setup pessoal como ambiente de desenvolvimento para php + MySQL, visto que uso Windows (e não pretendo largar).
Eu uso o AMPPS. Ele é uma alternativa ao XAMPP que muitos usam no MAC. Com alguns cliques ele instala um Apache+PHP+MySQL e outras coisas que você precisar. Tudo muito pratico, com uma interface muito intuitiva. Funciona muito bem para mim.
O AMPPS permite, de uma forma simples e rápida, montar uma plataforma de desenvolvimento com suporte para Apache, MySQL, PHP, Perl, Python, incluindo um serviço FTP, SSL e domínios fake para testar as suas aplicações. Além disso, esta plataforma facilita a instalação de mais de 200 plataformas, como é o caso:
- oomla
- WordPress
- Magento
- SMF
- phpBB
- Gallery
- Mentis
- MediaWiki
- SugarCRM
- Dolphin
- OpenX
- PrestaShop
- MyBB
- SquirrelMail
- LimeSurvey
- EyeOS
- Vtiger
- osTicket
- CodeIgniter
- Moodle, etc.
Para instalar é simples: basta clicar aqui para fazer o download e fazer o famoso “next–>next–>finish”. Fácil. Durante a primeira execução após a instalação, o AMPPS irá solicitar que seja adicionado uma exceção no firewall do windows. Isso é necessário para que o Apache funcione nas portas 80/443. É só clicar em “Desbloquear” na janela que irá abrir.
Depois dos serviços iniciados, você pode acessar ao endereço http://localhost. Simples e fácil. Os arquivos para o seu site devem ficar na pasta WWW, localizado no diretório de instalação do AMPPS.
