Teoria das Inteligências Múltiplas


Quando uma equipe é bem dimensionada, revela talentos que agregam valor e qualidade às entregas. Saber reconhecer as diferenças de cada profissional, posicioná-los nas tarefas que estão mais relacionadas às suas características comportamentais e engajá-los de maneira correta  demonstrando a importância de cada um na equipe, são passos importantes para o sucesso de qualquer gestão. E neste ponto faremos uma breve elucidação da Teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner demonstrando como aplicá-la à gestão de equipes multidisciplinares.

Lógica matemática É a competência do indivíduo para avaliar questões relativas a abstrações para resolução de problemas onde é necessária a aplicação de soluções Lógico-Matemáticas. Estes indivíduos são geralmente associados a uma inteligência superior por conta da tradição enraizada pelos testes clássicos de QI. Geralmente os Físicos, Cientistas e Engenheiros possuem estas competências. Embora muitas pessoas se sintam entediadas ou mesmo desconfortáveis com atividades matemáticas, os “Lógico-Matemáticos” sentem prazer no desafio de solucioná-las. Personalidades Públicas – Albert Einstein, Tesla, Bill Gates, Stephen Hawking, Steve Jobs.

Linguística – Estes indivíduos possuem grande habilidade no uso da palavra falada e escrita e talento especial no aprendizado de outros idiomas. Geralmente se destacam entre os colegas na fase escolar como sendo do grupo dos inteligentes da classe, pois são sempre muito dados à educação tradicional escolar. Poderemos identificar entre os “Linguísticos” os escritores, vendedores, jornalistas e tradutores. Personalidades Públicas – Júlio Verne, Carlos Drummond de Andrade, Ricardo Boechat, João Ferreira de Almeida, Tony Robbins

Musical – Como o próprio nome já sugere, são os indivíduos com habilidades para criar e executar padrões musicais com todos seus elementos (harmonia, ritmo, compassos) e suas integrações. Geralmente esta inteligência acaba sendo concatenada com outra que a potencializa. A habilidade de tocar instrumentos para os “Músicos” é uma tarefa simples, mesmo que o indivíduo nunca tenha participado de cursos especializados. É comum encontrar esta inteligência nos músicos, compositores instrumentistas e maestros, porém muitos indivíduos que nunca se aventuraram pelas estradas musicais se valem desta inteligência para tarefas que exijam ritmo e harmonia de pensamentos e interações. Personalidades Públicas – Mozart, Beethoven, Paul McCartney, Freddie Mercury, Villa Lobos, Wilson Simonal, George Martin e Michael Jackson.

Espacial – Esta inteligência é a capacidade analítica do mundo visual para transmutá-lo. Obviamente estão entre os “Espaciais” os grandes arquitetos e engenheiros e, porque não dizer também, os grandes enxadristas. Podemos incluir neste grupo também os pilotos de F1, Motovelocidade e Motocross, pois necessitam de leituras rápidas de espaços, associadas a reações em milésimos de segundo para o sucesso de suas atividades. Personalidades Públicas – Niemeyer, Cristóvão Colombo, Garry Kasparov, Antoni Gaudí e Michelangelo.

Interpessoal – Esse tipo de inteligência se caracteriza pela capacidade do indivíduo de entender o outro, através de gestos, olhares e motivações além das palavras, e assim enxergar suas reais necessidades, anseios e intenções. Embora pareça simples e corriqueira, é uma das Inteligências múltiplas mais raras. Muitas pessoas se enxergam desta forma, mas a inteligência Interpessoal vai além da leitura do dia-a-dia. Podemos encontrá-la muito nítida nos Políticos populistas, grandes líderes religiosos e nos vendedores “top de linha”. Os “Interpessoais” possuem empatia, carisma, simpatia, bom humor, habilidade em liderar, diplomacia, são muito amáveis e excelentes comunicadores. Vale ressaltar que muitos destes indivíduos utilizam esta fantástica e rara inteligência de forma contestável, manipulando e oprimindo psicologicamente outras pessoas, pois ela também está intimamente ligada às psicopatias. Personalidades Públicas – Dom Pedro II, Getúlio Vargas, Mahatma Gandhi, John Kennedy, Edir Macedo, Luiz Inácio da Silva e Silvio Santos.

Corporal|Cinestésica – Falar através de gestos, passos, movimentos e olhares são as mais poéticas  características da inteligência Corporal | Cinestésica . Os Cinestésicos conseguem através do movimento realizar grandes feitos em atividades onde a destreza corporal se faz necessária, realizando movimentos e tendo reações corporais tão sincronizadas e instintivas que parecem não precisarem do raciocínio para obterem sucesso em seus intentos. É a inteligência predominante principalmente nos esportistas de alto rendimento, mas também é encontrada em atores e dançarinos. Personalidades: Mané Garrincha, Neymar, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, Brad Pitt, Fernanda Montenegro e Fred Astaire.

Intrapessoal – Em Contraponto aos “Interpessoais”, que vêem o outro com nitidez, o “Intrapessoal” consegue estar constantemente diante de um espelho e expressa grande capacidade de se conhecer, é ainda mais rara do que inteligência Interpessoal, está intrinsecamente ligada a capacidade de autocontrole e determinação de modelos de vida pessoal e/ou profissional. Este indivíduo tem talento para detectar suas próprias tendências e instintos e, trabalhá-los para o seu próprio crescimento e do ecossistema no qual está inserido. Por ser tão subjetivo e pessoal, não é plausível associá-lo a nenhuma atividade específica. É possível que personalidades como Carl Gustav Jung, Friedrich Wilhelm Nietzsche e Sigmund Schlomo Freud tivessem este tipo de inteligência aflorada.

Naturalista – No folclore popular brasileiro são comumente chamados de “Dedo Verde” pois possuem muito “jeito” no trato com elementos naturais como plantas, terra, minerais e suas aplicabilidades, porém os encontramos também tendo muito sucesso no trato com animais de todas as espécies e também com fenômenos da natureza como clima e questões ligadas ao meio ambiente. Os “Naturalistas” aparecem com destaque na Oceanografia, Veterinária, Biologia, Agronomia e meteorologia. Existem indivíduos que não passaram pela educação formal acadêmica mas que se destacam na sociedade por possuírem esta inteligência, sendo eles: os herboristas populares, mateiros, indigenistas, trilheiros e toda sorte de gente que a sabedoria popular se valeu de seus talentos relacionados à mãe natureza. Personalidades Públicas – Irmãos Villas Boas, Charles Darwin, Roberto Burle Marx, Thomas Henry Huxley e Augusto Ruschi.

Existencial – Podemos classificá-la como a competência de reflexão sobre as questões mais complexas da existência humana. Geralmente navegam entre o subjetivo e a observação holística. Os “Existenciais” possuem grandes capacidades filosóficas e discernem com muita acurácia sobre questões da humanidade, inclusive sobre si mesmos. Neste cenário conseguem gerar ou estimular certo desconforto existencial naqueles que recorrem aos seus préstimos e assim fazem com que estas pessoas encontrem, com mais facilidade, saídas que provavelmente não haviam detectado e não as encontrarem sozinhas. Estão nesta classe de inteligência os filósofos, coaches, alguns líderes religiosos e sociólogos. Personalidades Públicas – Santo Agostinho, René Descartes, Platão, Sócrates, Aristóteles, Immanuel Kant, Jean-Paul Charles Aymard Sartre.