Instalando o MySQL no Linux

A instalação do MySQL no Ubuntu 22.04 (usado neste post, mas os passos servem para outras versões e distribuições) involve alguns passos. Abaixo passo um tutorial com os principais:

Passo 1: Update/Upgrade do Package Repository

É necessário fazer a atualização do repositório de pacotes do Ubuntu. Veja o comando abaixo:

sudo apt update


Agora vamos fazer o upgrade para a ultima versão:

sudo apt upgrade


Passo 2: Instalando o MySQL

Com o repositorio atualizado, agora podemos instalar o MySQL. Veja o comando:

sudo apt install mysql-server


Passo 3: Fazendo as configurações de segurança

Depois de instalar o MySQL é recomendado fazer as configurações inicais de segurança. Isso inclui configurar a 'força' da senha, remover contas desnecessárias e também o database de teste. Além de restringir o acesso externo ao root. Seguem os comandos:

sudo mysql_secure_installation

A primeira configuração que será solicitada é se deseja usar o componente de validação de senhas seguras do MySQL. Basicamente é verifica a força da senha e até mesmo pode exigir senhas mais seguras ao criar qualquer usuário no MySQL.




Depois será perguntado sobre a política de 'força' da senha que você irá aplicar ao seu MySQL:


Não recomendo o nível low.

Agora o sistema irá perguntar sobre a remoção dos usuários anonimos (Anonymous Users), sobre dasabilitar o acesso remoto do usuário Root (Disallow Root Login Remotely) e também sobre a remoção da database de teste (Remove test Database). Recomendo que tudo seja marcado como Y.




Agora para finalizar as configurações de segurança, o sistema irá perguntar se deseja que sejam atualizados os direitos de acesso após as instalações/configurações feitas. Também recomendo que seja marcado o Y.


Passo 4: Logando no MySql

Para logar no Mysql instalado, caso ele esteja ativo, basta usar o comando abaixo:

sudo mysql -u root

Recomendo que prontamente seja criado um novo usuário. Não é seguro/usual ficar utilizando o usuário Root para conectar ao banco ou fazer manutenção no mesmo.