Pular para o conteúdo principal

As sete regras do "manual do nunca"

Por conta da minha atual posição na empresa que trabalho, lido com diversos tipos de projetos em diversas áreas. Grande parte não sou o gestor, mas faço parte do conselho para tomada das decisões. É incrível como tem gente despreparada cuidando de processos complexos. Precisamos entender que acima de tudo, é necessário ter bom senso. Não adianta colocar pessoas erradas nos lugares errados, e para as pessoas certas, é preciso ter regras e dar poderes. Lembrei de um comentário do Max Gehringer muito interessante na Radio CBN. Trata-se das sete regras do manual do nunca e fala um pouco sobre gestão de projetos. Leia a transcrição abaixo:

——-
“Projeto é uma série de atividades que vai dar vida prática a uma boa ideia. Novos projetos são o oxigênio de uma empresa, porque eles impedem de que a empresa continue fazendo sempre a mesma coisa e acabe perdendo o folego, se tornando obsoleta.

Eu trabalhei em uma empresa que tinha muitos projetos, mas a maioria deles não dava resultados. Um dia, cansados de tanto errar, resolvemos sentar e conversar. Logo descobrimos onde estava o problema: sempre fazíamos um monte de mudanças no meio dos projetos, mas nunca por motivos técnicos. Mudávamos os projetos porque as pessoas envolvidas neles mudavam de opinião repentinamente. Então, nosso problema era de liderança, e resolvemos a questão nomeando um líder para cada projeto, com poderes quase ditatoriais sobre a equipe e criamos para o líder umas sete regrinhas, chamadas de: manual do nunca. Daí em diante os projetos começaram a dar certo.

As sete regras do” manual do nunca” eram as seguintes:

  1. Nunca peça exatamente a mesma coisa para duas pessoas. Por mais claro que você seja, cada uma vai entender de um jeito;
  2. Nunca acredite que uma pessoa que estudou mais que a outra, sabe mais que a outra;
  3. Nunca dê uma tarefa urgentíssima para o membro da equipe que está com muito tempo livre. Dê para um que está super ocupado;
  4. Nunca acredite que o problema já atingiu o seu ponto máximo, pois tudo sempre pode piorar;
  5. Nunca acredite na opinião de quem não pode tomar a decisão;
  6. Nunca delegue coisas que depois você terá que explicar sozinho;
  7. Nunca tente convencer se você pode mandar.”

——-

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre banco de dados, instância, schema, tablespaces e etc.

Vamos a um pouco de teoria de banco de dados. Tenho certeza que será muito útil para os universitários. 🙂 No mundo da tecnologia e gerenciamento de informações, os bancos de dados desempenham um papel vital. Um banco de dados, ou base de dados, é um conjunto organizado de registros que oferece a capacidade de reorganização e extração de informações. Normalmente, os registros em um banco de dados são agrupados para servir a um propósito comum. A gestão de um banco de dados é tipicamente realizada por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Exemplos notáveis de SGBDs incluem o Oracle, MySQL, SQL Server e PostgreSQL. É importante notar que, às vezes, o termo “banco de dados” é erroneamente usado como sinônimo de SGBD. No contexto atual, o modelo de dados mais amplamente adotado é o modelo relacional, no qual as informações são organizadas em tabelas compostas por linhas e colunas. Instâncias: A Máquina Cerebral do Banco de Dados Quando se trata de...

Diferença entre erro, falha e defeito - conceitos

Se você trabalha com desenvolvimento de software ou engenharia de qualidade, provavelmente já ouviu falar nos termos erro, falha e defeito. Embora esses termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, é importante compreender suas diferenças e como eles se relacionam. Em termos simples, um erro é uma ação humana que produz um resultado incorreto ou inesperado. Um desenvolvedor pode cometer um erro ao escrever um código incorreto para uma determinada função, um testador pode cometer um erro ao não testar corretamente uma determinada funcionalidade, e um usuário pode cometer um erro ao inserir dados incorretos em um formulário. Uma falha, por sua vez, é a manifestação externa de um erro. É quando o produto não executa conforme o esperado. Por exemplo, se uma aplicação de pagamento online apresentar um erro de processamento de pagamento, isso pode ser considerado uma falha. As falhas podem ser detectadas pelos usuários ou por testadores durante o processo de teste. Por fim, ...

Como iniciar, parar e reiniciar o serviço MySQL no Linux

Recentemente fiz um post sobre a instalação do MySQL no Linux , agora vamos falar como verificar o status do serviço e como aplicar os comandos start, stop e restart. Coisas básicas para a manutenção. 1 . Como verificar o status do serviço É importante compreender que, dependendo da versão do Linux, o comando a ser usado pode variar. Em versões mais antigas, utilizamos o comando " service ";  já em versões mais recentes, o comando " systemctl ". Veja os exemplos abaixo: sudo systemctl status mysql ou sudo service mysql status Um retorno semelhante a esse mostra que o serviço está ativo. 2 . Como iniciar o serviço no Linux Novamente importante atentar para a distribuição do linux. Para o Ubuntu ou outras distribuições baseadas no Debian, você usará o comando systemctl, em outras provavelmente o service. Vamos aos exemplos: sudo systemctl start mysql ou sudo service mysql start Importante notar que o comando start pode não gerar output, por isso é importante verificar...

Assertividade no Trabalho: Não é Sobre Estar Certo, é Sobre Comunicar Melhor

Muita gente confunde assertividade com estar "correto" ou ganhar uma discussão, mas a verdade é que ser assertivo vai muito além disso. Não tem a ver com quem está com a razão, e sim com como você se comunica . A palavra "assertivo" vem de "asserção", que significa afirmação. Ou seja, ser assertivo é a capacidade de expressar suas ideias, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo . É uma habilidade fundamental que te permite defender seu ponto de vista mantendo a harmonia nas relações. Assertividade Não é Sinônimo de Estar Certo É crucial entender essa distinção. Você pode estar completamente enganado em uma situação, mas ainda assim se comunicar de forma assertiva. Da mesma forma, você pode estar certo e se expressar de um jeito agressivo ou passivo, minando a eficácia da sua mensagem. Imagine a diferença: Comunicação Passiva: Você tem uma ideia brilhante, mas fica com medo de apresentá-la e deixa que o...

Contar caracteres no MySQL

Vamos fazer uso das funções da linguagem SQL para contar caracteres de um campo salvo em uma tabela. Ou seja, vamos selecionar diversos registros de uma tabela e contar os caracteres de um de seus campos. No MySQL temos várias funções para contar caracteres: LENGTH(cadeia) – comando também existente no Oracle Recebe uma cadeia , conta e retorna o número de caracteres. CHARACTER_LENGTH(cadeia)  Recebe também uma cadeia e retorna o número de caracteres contados. CHAR_LENGTH(cadeia) É um sinônimo de CHARACTER_LENGTH. Embora nem todas as versões de MySQL o tenham. A diferença entre LENGTH e CHARACTER_LENGTH é que em CHARACTER_LENGTH um caractere “multibyte” conta como um só caractere. Em LENGTH conta o número de bytes da cadeia. Assim, no caso de ter uma cadeia com 5 caracteres que ocupam 2 bytes cada um, LENGTH retornaria 10 e CHARACTER_LENGTH só 5. Por enquanto vamos utilizar CHARACTER_LENGTH, ela devolverá os resultados que esperamos obter, o número de caracteres da cadeia, independ...