No momento em que o tema comunicação entra em pauta, comumente as primeiras propostas discutidas nas organizações dizem respeito às ferramentas de comunicação tais como anúncios, TV corporativa, Intranet, revistas, etc. Entretanto, é essencial alcançar uma visão panorâmica sobre as dificuldades que levam aos problemas de comunicação, analisando sua causa raiz e atacando diretamente o foco do problema.
Devemos priorizar a comunicação integrada, que é a conexão harmoniosa da comunicação organizacional, o que inclui a comunicação institucional, mercadológica e interna. Devemos refletir constantemente sobre quais são as condições organizacionais que apoiam ou não uma comunicação integrada capaz de desenvolver um ambiente no qual a comunicação externa e interna estejam alinhadas, coerentes e autênticas com as práticas corporativas, reforçando positivamente o entendimento do propósito original que a marca deve representar para todos os stakeholders.
É importante ter essa visão para aumentar o êxito dos negócios, tanto para os colaboradores quanto para os clientes. Carecemos atentar para a relação direta que a comunicação tem com a cultura organizacional, percebendo que ela é responsável pela criação e sustentação dos significados e que a comunicação, por meio da relação e da interação entre pessoas, concebe sentido para as ações e oportuniza as negociações, contribuindo para os processos decisórios dos comprometidos com o negócio.
Essas questões nos leva a concluir que a solução está na compreensão, lucidez e coragem da liderança em promover um ambiente que valorize uma comunicação autêntica, conduzindo os indivíduos ao entendimento de que suas ações devem convergir para um sentido compartilhado, ético e recíproco, a fim de impactar diretamente e de forma salutar o negócio como um todo.