Reflexões pessoais sobre carreira, mercado de trabalho e motivações

A pandemia de COVID-19 fez com que muitos de nós refletissem sobre diversos aspectos de nossas vidas, tanto pessoais quanto profissionais. Um questionamento que se tornou central para muitos, incluindo eu mesmo, é: para onde estamos indo? Ou, de maneira ainda mais profunda: o que faríamos se, assim como aconteceu com milhares de pessoas no Brasil e no mundo, perdêssemos nossos empregos? Será que encontraríamos uma nova oportunidade facilmente?

Essas são perguntas que ressoam com uma ampla gama de pessoas que estão lendo este post. Cada um de nós enfrenta sua própria realidade, repleta de desafios e conquistas únicas. Claro, o que funciona para mim pode não ser a resposta para todos, mas uma coisa é certa: é essencial manter nossos currículos atualizados e permanecer abertos a novas experiências. Devemos estar sintonizados com as mudanças no mercado de trabalho.

No meu caso pessoal, passei os últimos 11 anos dedicado à mesma empresa. Entrei como desenvolvedor e estou saindo como gerente. Não foi uma decisão tomada de ânimo leve. A ideia de retornar ao mercado de trabalho após tanto tempo gera aquele frio na barriga característico. No entanto, encaro esse desafio como necessário e até mesmo revigorante. Estou prestes a conhecer novas pessoas, enfrentar novos desafios e solucionar problemas inéditos. Estou revitalizando meu currículo e abrindo portas em uma nova área.

Todas essas mudanças são motivadoras! De acordo com David McClelland, que discute os três motivadores humanos fundamentais, cada um de nós possui níveis diferentes desses motivadores, mas nenhum de nós é completamente desprovido deles. Isso significa que, embora nossas realidades sejam distintas, minha experiência e reflexões podem servir de exemplo, independentemente de nossos níveis individuais de motivação. Portanto, eu encorajo você a MUDAR! A estudar! A buscar novas oportunidades!

Reconhecimento, poder e realização profissional são elementos que aparecem em diversas teorias motivacionais, desde a hierarquia de necessidades de Abraham Maslow até a teoria dos fatores motivacionais de Herzberg. O mercado de trabalho está aí, repleto de oportunidades esperando para serem conquistadas. O que você pode fazer para se tornar um candidato elegível? Qual é sua meta salarial? Em que tipo de ambiente você gostaria de trabalhar?

Vamos refletir sobre essas questões juntos. O que te impulsiona?