Laravel - Por que eu gosto desse framework PHP?


Eu assumo: gosto de PHP. Acho que todo desenvolvedor tem a sua linguagem do coração. A minha é o PHP. Acho pratico, roda em qualquer canto e tenho facilidade com ela. Enfim… para facilitar a minha vida, acabei adotando o Laravel também.

Laravel é um framework de desenvolvimento web em PHP criado por Taylor Otwell em 2011. Desde então, ele se tornou um dos frameworks mais populares no ecossistema PHP, oferecendo uma série de recursos para desenvolvimento de aplicações web modernas e escaláveis.

Aqui estão os principais motivos pelos quais eu gosto do Laravel e que tornaram esse framework uma escolha popular para o desenvolvimento web:

  1. Arquitetura MVC O Laravel segue o padrão MVC (Model-View-Controller), o que permite separar a lógica de negócios da interface do usuário e do banco de dados. Isso significa que você pode trabalhar em cada um desses componentes independentemente, o que torna o desenvolvimento e a manutenção da aplicação muito mais fácil.
  2. Eloquent ORM O Laravel apresenta um sistema de gerenciamento de banco de dados chamado Eloquent ORM. Com o Eloquent, você pode interagir com o banco de dados usando uma interface intuitiva de objetos, em vez de escrever SQL diretamente. Ele também oferece recursos avançados como relacionamentos entre tabelas e migrações.
  3. Blade, um poderoso sistema de templates O Laravel apresenta um sistema de templates chamado Blade. Com ele, você pode criar templates reutilizáveis ​​e personalizáveis ​​para a interface do usuário da sua aplicação. Além disso, Blade oferece recursos avançados como herança de templates, injeção de dependência e diretivas personalizadas.
  4. Sistema de rotas O sistema de rotas do Laravel é uma das partes mais importantes do framework. Ele ajuda a gerenciar as URLs da aplicação, tornando o código muito mais organizado e fácil de manter. Você pode definir rotas para as ações do controlador, incluindo parâmetros e restrições, tornando a aplicação mais segura.
  5. Artisan CLI O Artisan é a interface de linha de comando do Laravel. Com ele, você pode gerar código automaticamente, criar migrações, executar testes de unidade, limpar cache e muito mais. Ele é uma ferramenta poderosa que pode economizar muito tempo e esforço ao desenvolver uma aplicação.
  6. Segurança O Laravel é conhecido por sua ênfase na segurança. Ele oferece uma variedade de recursos para proteger a aplicação contra ataques, incluindo proteção contra injeção de SQL, XSS (Cross-Site Scripting) e CSRF (Cross-Site Request Forgery). Além disso, ele oferece suporte para autenticação e autorização de usuários, tornando mais fácil para você implementar políticas de segurança.
  7. Comunidade ativa O Laravel tem uma comunidade muito ativa e engajada. Isso significa que há muitos recursos disponíveis, como pacotes e extensões, além de documentação atualizada e fóruns de discussão onde você pode obter ajuda de outros desenvolvedores.

Conclusão: O Laravel é um framework de desenvolvimento web poderoso e fácil de usar, com muitos recursos avançados que podem tornar o desenvolvimento de aplicativos web mais rápido e eficiente. Com sua arquitetura MVC, Eloquent ORM, Blade, sistema de rotas e Artisan CLI, ele oferece muitos recursos que ajudam a organizar e simplificar o processo de desenvolvimento. Na lista de utilizadores/apoiadores temos nomes como: Twitch, The New York Times, Infoaqui.com.br, Disney e Warner Bros.