Pular para o conteúdo principal

Liderança e Inteligência Emocional: O Que Esperamos dos Líderes agora

Segundo Daniel Goleman (1995), criador do termo Inteligência Emocional, ela é pautada em cima de cinco habilidades pessoais: autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, empatia e desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.

Hoje já sabemos que é essencial ao ser humano olhar para esses cinco aspectos da inteligência emocional e estamos cada vez mais cientes de que são esses aspectos que fazem a diferença. Em um mundo em constante evolução dos processos de trabalho pautado em forte mecanização e automatização, permeados pela Inteligência Artificial e pelo Machine Learning, nos leva a valorizar ainda mais as habilidades puramente humanas, que comumente chamamos de Soft Skills.

Inteligência Emocional tem tudo a ver com soft skills (que é conhecido também como habilidades com pessoas e habilidades interpessoais). O profissional do futuro é aquele que sabe lidar com tudo aquilo que a máquina não é capaz de fazer, e isso recai principalmente sobre as relações humanas e sobre suas emoções.



E já que essa é uma habilidade a ser desenvolvida por todo profissional que quer estar alinhado com o futuro, o que dirá dos líderes, que possuem o papel de fomentar o desenvolvimento dessa habilidade em suas equipes. O líder do futuro é aquele que busca aprimorar essa habilidade e então criar ambientes propícios para que elas se propaguem.

Adicionalmente a evolução do trabalho humano, e todo o contexto de mundo que estamos presenciando, atualmente percebemos as seguintes transições:

  • de “para mim” até “para todos”
  • de “comando e controle” para “democrático”
  • de “hierarquia” para “rede”
  • de “material”  para “holístico”
  • de “centrado no ganhar coisas” para “distribuir coisas”
  • de “centrado em sobrevivência” para “centrado em trabalhar e viver por propósito”

Nesse cenário, cabe ao líder encarar de frente esse movimento do “para mim” até o “para todos”. Não há mais espaço para uma liderança focada no indivíduo. Um líder do futuro deve cada vez mais atuar para todos e menos se focar em suas próprias questões individuais. Ao lidar com pessoas, o nosso indivíduo particular deve ser colocado de lado. E para isso focar em inteligência emocional é fundamental.

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre banco de dados, instância, schema, tablespaces e etc.

Vamos a um pouco de teoria de banco de dados. Tenho certeza que será muito útil para os universitários. 🙂 No mundo da tecnologia e gerenciamento de informações, os bancos de dados desempenham um papel vital. Um banco de dados, ou base de dados, é um conjunto organizado de registros que oferece a capacidade de reorganização e extração de informações. Normalmente, os registros em um banco de dados são agrupados para servir a um propósito comum. A gestão de um banco de dados é tipicamente realizada por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Exemplos notáveis de SGBDs incluem o Oracle, MySQL, SQL Server e PostgreSQL. É importante notar que, às vezes, o termo “banco de dados” é erroneamente usado como sinônimo de SGBD. No contexto atual, o modelo de dados mais amplamente adotado é o modelo relacional, no qual as informações são organizadas em tabelas compostas por linhas e colunas. Instâncias: A Máquina Cerebral do Banco de Dados Quando se trata de...

Diferença entre erro, falha e defeito - conceitos

Se você trabalha com desenvolvimento de software ou engenharia de qualidade, provavelmente já ouviu falar nos termos erro, falha e defeito. Embora esses termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, é importante compreender suas diferenças e como eles se relacionam. Em termos simples, um erro é uma ação humana que produz um resultado incorreto ou inesperado. Um desenvolvedor pode cometer um erro ao escrever um código incorreto para uma determinada função, um testador pode cometer um erro ao não testar corretamente uma determinada funcionalidade, e um usuário pode cometer um erro ao inserir dados incorretos em um formulário. Uma falha, por sua vez, é a manifestação externa de um erro. É quando o produto não executa conforme o esperado. Por exemplo, se uma aplicação de pagamento online apresentar um erro de processamento de pagamento, isso pode ser considerado uma falha. As falhas podem ser detectadas pelos usuários ou por testadores durante o processo de teste. Por fim, ...

Como iniciar, parar e reiniciar o serviço MySQL no Linux

Recentemente fiz um post sobre a instalação do MySQL no Linux , agora vamos falar como verificar o status do serviço e como aplicar os comandos start, stop e restart. Coisas básicas para a manutenção. 1 . Como verificar o status do serviço É importante compreender que, dependendo da versão do Linux, o comando a ser usado pode variar. Em versões mais antigas, utilizamos o comando " service ";  já em versões mais recentes, o comando " systemctl ". Veja os exemplos abaixo: sudo systemctl status mysql ou sudo service mysql status Um retorno semelhante a esse mostra que o serviço está ativo. 2 . Como iniciar o serviço no Linux Novamente importante atentar para a distribuição do linux. Para o Ubuntu ou outras distribuições baseadas no Debian, você usará o comando systemctl, em outras provavelmente o service. Vamos aos exemplos: sudo systemctl start mysql ou sudo service mysql start Importante notar que o comando start pode não gerar output, por isso é importante verificar...

Assertividade no Trabalho: Não é Sobre Estar Certo, é Sobre Comunicar Melhor

Muita gente confunde assertividade com estar "correto" ou ganhar uma discussão, mas a verdade é que ser assertivo vai muito além disso. Não tem a ver com quem está com a razão, e sim com como você se comunica . A palavra "assertivo" vem de "asserção", que significa afirmação. Ou seja, ser assertivo é a capacidade de expressar suas ideias, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo . É uma habilidade fundamental que te permite defender seu ponto de vista mantendo a harmonia nas relações. Assertividade Não é Sinônimo de Estar Certo É crucial entender essa distinção. Você pode estar completamente enganado em uma situação, mas ainda assim se comunicar de forma assertiva. Da mesma forma, você pode estar certo e se expressar de um jeito agressivo ou passivo, minando a eficácia da sua mensagem. Imagine a diferença: Comunicação Passiva: Você tem uma ideia brilhante, mas fica com medo de apresentá-la e deixa que o...

Contar caracteres no MySQL

Vamos fazer uso das funções da linguagem SQL para contar caracteres de um campo salvo em uma tabela. Ou seja, vamos selecionar diversos registros de uma tabela e contar os caracteres de um de seus campos. No MySQL temos várias funções para contar caracteres: LENGTH(cadeia) – comando também existente no Oracle Recebe uma cadeia , conta e retorna o número de caracteres. CHARACTER_LENGTH(cadeia)  Recebe também uma cadeia e retorna o número de caracteres contados. CHAR_LENGTH(cadeia) É um sinônimo de CHARACTER_LENGTH. Embora nem todas as versões de MySQL o tenham. A diferença entre LENGTH e CHARACTER_LENGTH é que em CHARACTER_LENGTH um caractere “multibyte” conta como um só caractere. Em LENGTH conta o número de bytes da cadeia. Assim, no caso de ter uma cadeia com 5 caracteres que ocupam 2 bytes cada um, LENGTH retornaria 10 e CHARACTER_LENGTH só 5. Por enquanto vamos utilizar CHARACTER_LENGTH, ela devolverá os resultados que esperamos obter, o número de caracteres da cadeia, independ...