Você sabe o que é Procrastinação?

Sabe aquele dia em que tudo parece estar conspirando contra você e tudo acontece ao mesmo tempo? Ai vem aquele desejo de jogar tudo pro alto e deixar tudo pra depois… então… isso é procrastinação.

É uma palavra complicada e mais complicado ainda são os seus efeitos sobre a sua produtividade e na gestão do tempo. A procrastinação é uma disposição comportamental que leva a adiar e a evitar determinadas tarefas ou certas decisões. Este comportamento de fuga é causado pela existência de outras atividades mais agradáveis e que assumem, aparentemente, maior saliência no imediato.

Imagine duas tarefas na lista de pendencias no seu dia, sendo que uma tem uma prioridade maior que a outra e você decide executar a tarefa com menor prioridade apenas por juga-la mais prazerosa. Isso também é procrastinação e afeta diretamente a sua organização diária. Muitas vezes não encontramos motivação para realizar determinadas tarefas ou atividades, arranjando uma variedade de desculpas, pensamentos e até medos que possam absorver a prioridade nos nossos dias. No entanto a procrastinação pode ser facilmente ultrapassada se simplesmente tivermos tempo para perceber a dinâmica complexa desta fuga psicológica natural.

Agora, podemos pensar que isso é uma tendência natural do nosso dia-a-dia profissional e nem sempre pode ser julgado como uma atitude incorreta. Precisamos ficar atentos ao impacto da tal “procrastinação” no nosso dia-a-dia e não deixar que ocorra sempre. É comum que, num momento fujamos para a ação mais fácil de lidar e deixemos a tarefa chata para depois. Se olharmos como gestor, é preciso entender que em alguns momentos os colaboradores não irão render o que se espera e irão sim procrastinar. Deixe! Entenda que isso é comum. Busque avaliar o todo. Avalie se tal colaborador, na maioria dos dias, tem o desempenho esperado e o seu rendimento vale a pena.

Pense: não é por conta de um dia… uma semana… que um determinado colaborador deixou de ser bom para a empresa. Precisamos olhar o todo e estudar formas de manter a equipe unida e motivada.

Abraço.